LINDAS BOLSAS DE CROCHÊ

Bolsa em crochê redonda colorida






Bolsa em crochê redonda colorida









Dimensões:

Diâmetro do círculo (após a montagem): aprox. 20 cm
Largura lateral (após a montagem): aprox. 4 cm

100 g cor n.º 06, rosa brilhante
50 g cor n.º 01, damasco
50 g cor n.º 38, framboesa
50 g cor n.º 17, natural
50 g cor n.º 58, rosa em pó
50 g cor n.º 07 , urze
50 g cor n.º 103, lavagem escura
50 g cor n.º 41, mostarda
50 g cor n.º 102, spray azul
NOTA: Bolsa crochetado com uma única cor = 200 g Paris.

Também pode ser feita com:
uma “Qualidade alternativa (grupo de fios C)” - ver link abaixo

CROCHET Nº 3.5 - ou o tamanho correto para obter uma amostra de 18 pontos altos x 10,5 carreiras = 10 cm de largura e 10 cm de largura altura


Passo a passo do modelo

TÉCNICAS USADAS

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 e A.2. (A.2 mostra como começar e terminar as carreiras).

CORES PONTO FANTASIA & JACQUARD:
Para mudar de cor no princípio da carreira, crochetar a ponto baixíssimo do fim da carreira precedente com a nova cor.
Quando se crocheta 2 cores ao mesmo tempo numa carreira: Crochetar o último ponto alto com a 1.ª cor mas não fazer a última laçada, crochetar o último ponto com a cor seguinte, crochetar então o ponto alto seguinte. Quando se crocheta 2 cores ao mesmo tempo, colocar o fio da cor não usada por cima dos pontos da carreira precedente, crochetar à volta do fio para que fique escondido e siga a peça em redondo,.

RISCAS (círculo):
Princípio + CARREIRA 1: apricot
CARREIRA 2: framboesa
CARREIRA 3: natural
CARREIRA 4: framboesa
CARREIRA 5: apricot
CARREIRA 6: rosa vivo
CARREIRA 7: rosa ternura
CARREIRA 8: urze
CARREIRA 9: dark wash
CARREIRA 10: mostarda
CARREIRA 11: apricot
CARREIRA 12: dark wash
CARREIRA 13: *1 ponto alto em dark wash, 1 ponto alto em natural *, repetir de * a * em toda a carreira.
CARREIRA 14: spray blue
----------------------------------------------------------

BOLSA:
Crocheta-se em redondo, a partir da centro. Crochetar 2 círculos, depois, crochetar a lateral da bolsa em idas e voltas. Crochetar então o lado e os círculos juntamente.

CÍRCULO:
Crochetar 6 pontos corrente com a agulha de croché 3,5 mm em apricot e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Crochetar seguindo as RISCAS (círculo) e CORES PONTO FANTASIA & JACQUARD - ver acima - e repetir 6 vezes o diagrama A.1 ao todo em largura (A.2 mostra como a carreira começa e termina). MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
Na 7.ª e na 9.ª carreira, crochetar da seguinte maneira:
CARREIRA 7: 1 ponto corrente, 1 ponto baixo em cada um dos 2 pontos altos seguintes, 1
PA QUÁDRUPLO – ver explicação na legenda - à volta do último ponto baixo da 4.ª carreira, 1 ponto baixo em cada um dos 5 pontos altos seguintes, 1 ponto alto quadrúplo à volta do 1.º ponto baixo da 4.ª carreira, *1 ponto baixo em cada um dos 5 pontos altos seguintes, 1 ponto alto quadrúplo à volta do mesmo ponto baixo que o ponto alto quadrúplo precedente, 1 ponto baixo em cada um dos 5 pontos altos seguintes, 1 ponto alto quadrúplo à volta do ponto baixo seguinte da 4.ª carreira*, repetir de * a * 4 vezes ao todo, 1 ponto baixo em cada um dos 5 pontos altos seguintes, 1 ponto alto quadrúplo à volta do mesmo ponto alto quadrúplo que o ponto alto quadrúplo precedente,1 ponto baixo em cada um dos 5 pontos altos seguintes, 1 ponto alto quadrúplo à volta do mesmo ponto baixo que o 1.º ponto alto quadrúplo da carreira, 1 ponto baixo em cada um dos 3 pontos altos seguintes, terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira = 12 pontos altos quadrúplos com um espaço de 5 pontos baixos.
CARREIRA 9: 1 ponto corrente, *1 ponto baixo em cada um dos 14 primeiros/dos 14 pontos altos seguintes, 2 PONTOS ALTOS TRIPLOS CROCHETADOS JUNTAMENTE - ver explicação na legenda *, repetir de * a * 6 vezes ao todo (crochetar o último ponto alto triplo à volta do 1.º ponto alto quadrúplo da carreira), terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente do princípio da carreira = 6 pontos altos triplos crochetados juntamente com um espaço de 14 pontos baixos.
Quando os diagramas A.1 e A.2 tiverem sido crochetados, há 120 pontos baixos e a peça mede cerca de 20 cm de diâmetro. Arrematar. Crochetar um outro círculo igual.

LATERAL DA BOLSA:
Crochetar 78 pontos corrente com a agulha de croché 3.5 mm em spray blue. A corrente mede 43 cm. Crochetar então as riscas e o ponto fantasia da seguinte maneira:
CARREIRA 1: em spray blue: 1 ponto corrente para virar, 1 ponto baixo em cada ponto corrente (= 78 pontos baixos + 1 ponto corrente).
CARREIRA 2: em dark wash: 1 ponto corrente para virar, 1 ponto baixo em cada ponto baixo.
CARREIRA 3: com o fio da cor urze: 3 pontos corrente para virar, 1 ponto alto no ponto baixo seguinte, 1 ponto corrente, saltar 1 ponto, *1 ponto alto em mostarda no ponto baixo seguinte, 1 ponto alto com o fio da cor urze no ponto baixo seguinte*, repetir de * a * até restarem 2 pontos baixos. Continuar em mostarda e crochetar 1 ponto corrente, saltar 1 ponto baixo, 1 ponto alto no último ponto baixo. Depois, irá enfiar-se o CORDÃO no buraco, de cada lado.
CARREIRA 4: com o fio da cor urze: 3 pontos corrente para virar, 1 ponto alto no ponto alto seguinte, 1 ponto corrente, saltar 1 ponto corrente, *1 ponto alto em mostarda no ponto alto seguinte, 1 ponto alto com o fio da cor urze no ponto alto seguinte*, repetir de * a * até ao ponto corrente seguinte. Continuar em mostarda e crochetar 1 ponto corrente, saltar 1 ponto corrente, 1 ponto alto no último ponto alto. Depois, irá enfiar-se o CORDÃO na carreira, de cada lado.
CARREIRA 5: em dark wash: 1 ponto corrente para virar, 1 ponto baixo em cada ponto (1 ponto baixo à volta dos 2 pontos corrente).
CARREIRA 6: em spray blue: 1 ponto corrente para virar, 1 ponto baixo em cada ponto baixo. Cortar o fio.

Em spray blue, crochetar ao longo de um dos lados mais curtos da seguinte maneira, pelo direito: unir o fio com 1 ponto baixo, 3 pontos corrente, 7 pontos altos ao longo do rebordo. Crochetar da mesma maneira ao longo do outro lado. Arrematar.

CROCHETAR JUNTAMENTE:
Fazer a montagem em spray blue. Crochetar , então, as peças juntamente, enfiando a agulha nas 2 partes, ou seja, na última carreira do círculo e na última carreira do lado da bolsa. Colocar as 2 peças, uma contra a outra, avesso contra avesso e crochetar pelo direito começando com o círculo virado para nós: *1 ponto baixo no 1.º ponto baixo/ no ponto baixo seguinte do círculo e à volta de lado do ponto alto do rebordo (crochetado a uma das extremidades do lado da bolsa)*, repetir de * a * 3 vezes ao todo (ou seja, há 3 pontos baixos à volta do mesma ponto alto e 1 ponto baixo nos 3 primeiros pontos baixos do círculo), crochetar então 1 ponto baixo no ponto baixo seguinte do círculo e no 1.º ponto baixo / no ponto baixo seguinte do lado da bolsa. Crochetar desta maneira até ao ponto alto seguinte na outra extremidade do lado da bolsa. *Crochetar 1 ponto baixo no ponto baixo seguinte do círculo e à volta do lado do ponto alto do rebordo (crochetado do outro lado da bolsa)*, repetir de * a * 3 vezes ao todo (ou seja, há 3 pontos baixos à volta do mesmo ponto alto e 1 ponto baixo em cada um dos 3 pontos baixos seguintes do círculo). Todos os pontos ao longo do lado da bolsa foram crochetados, e restam 36 pontos baixos não crochetados no círculo. Continuar com 1 ponto baixo em cada um dos 36 últimos pontos baixos do círculo. Arrematar.

Crochetar o outro círculo da bolsa da mesma maneira, mas , então, crochetar na corrente do princípio do lado da bolsa.
NOTA: Ter atenção para que os 2 círculos fiquem colocados simetricamente para que o motivo seja igual nos 2 lados da bolsa.

CORDÃO E BORLAS:
Cortar 4 fios de 2 metros, cada um. Torcê-los juntamente até oferecerem resistência, dobrar ao meio para que se enrolem. Dar um nó em cada ponta. Fazer 3 outros cordões = 4 cordões ao todo.
Enfiar 2 cordões, do exterior para o interior, num dos buracos de um dos lados da bolsa. Dar um nó grosso e fixar os fios no interior da bolsa. Repetir no outro lado, e fixar os 2 últimos cordões da mesma maneira nos 2 outros buracos.

Fazer 1 grande borla bem cheia em rosa vivo e com o fio da cor urze.
Cortar 60 fios de 18 cm de comprimento, enrolar um fio (de cerca de 20 cm) à volta do meio e dobrar ao meio ao nível do nó. Enrolar 3 vezes um outro fio (de cerca de 20 cm) à volta da borla, a cerca de 2 cm do meio. Atar o fio, colocar esse fio na borla, e cortá-lo. Crochetar com 2 fios da seguinte maneira: Unir um fio 1 ponto baixo à volta do cordão na parte de cima da borla e crochetar uma corrente de 6 cm. Cortar o fio.
Fazer uma outra borla da mesma maneira. Fixá-las a um dos lados da bolsa, passando a corrente na bolsa, e dar um nó.

Diagramas

symbols= crochetar 6 pontos corrente e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente
symbols= 1 ponto corrente
symbols= 1 ponto baixo no ponto
symbols= 1 ponto baixo no ponto (colocar um marcador neste ponto para saber mais facilmente quando se deve crochetar à volta do ponto baixo da 4.ª carreira).
symbols= 1 ponto baixo no ponto (colocar um marcador neste ponto para saber mais facilmente quando se deve crochetar à volta do ponto baixo da 7.ª carreira)
symbols= 1 ponto alto no ponto/à volta do ponto corrente/do aro de pontos corrente
symbols= 1 PONTO ALTO QUÁDRUPLO: Fazer 4 laçadas, enfiar a agulha de croché à volta da ponto baixo indicado, puxar o fio, *1 laçada na agulha de croché, crochetar as 2 argolas seguintes na agulha de croché *, repetir de * a * 5 vezes ao todo = 1 argola na agulha de croché.
symbols= CROCHETAR 2 PONTOS ALTOS JUNTAMENTE: Crochetar 1 ponto alto triplo à volta do 1.º ponto alto quadruplo/do ponto alto quadruplo seguinte da 7.ª carreira, mas não fazer a última laçada, crochetar 1 ponto alto triplo à volta do ponto alto quadruplo seguinte da mesma maneira, mas crochetar , então, a última laçada em todas as argolas na agulha de croché = 1 ponto alto triplo.
symbols= 1 BORBOTO: Crochetar 2 pontos altos duplos e 1 ponto baixo juntamente da seguinte maneira: Crochetar 1 ponto alto duplo mas não fazer a última laçada, crochetar 1 outro ponto alto duplo da mesma maneira, crochetar 1 ponto baixo no mesmo ponto mas crochetar , então, a última laçada em todas as argolas na agulha de croché = 1 ponto.
symbols= (1 ponto alto duplo, 3 pontos altos, 1 ponto alto duplo ) no ponto baixo representado por uma cruz na 2.ª carreira (crochetar ao mesmo tempo à volta do ponto corrente da 3.ª carreira)
symbols= mostra a direção do ponto crochetado à volta de um outro ponto
symbols= a carreira começa com 1 ponto corrente e termina com 1 ponto baixíssimo no ponto 1.º ponto corrente do princípio da carreira
symbols= a carreira começa com 3 pontos corrente e termina com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira
symbols= a carreira começa com 4 pontos corrente e termina com 1 ponto baixíssimo no 4.º ponto corrente do princípio da carreira

diagram



Bolsa de crochê com quadrados de diferentes cores






Dimensões: cerca de 45 x 34 cm

Fios:

100 g cor n.º 17, natural
50 g cor n.º 41, mostarda
50 g cor n.º 38, framboesa
50 g cor n.º 39, pistáche
50 g cor n.º 25, verde musgo
50 g cor n.º 37, vermelho ferrugem
100 g cor n.º 30, cinza azulado

Também  pode crochetar com:
uma "Qualidade alternativa (Grupo de fios C)" – ver link abaixo.

AGULHA DE CROCHÉ 4,5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 16 pontos altos = 10 cm de largura.




Passo a passo do modelo

TÉCNICAS USADAS


PONTO FANTASIA:
Crochetar seguindo o diagrama A.1. A.2 e A.3 mostram como unir os quadrados entre eles.

CORES:
QUADRADO 1:
ARO DE PONTOS CORRENTE+ CARREIRA 1: verde musgo
CARREIRA 2: 
pistache
CARREIRA 3: natural
CARREIRA 4: mostarda
CARREIRA 5: framboesa
CARREIRA 6: vermelho ferrugem
CARREIRA 7: cinza azulado

QUADRADO 2:
ARO DE PONTOS CORRENTE+ CARREIRA 1: vermelho ferrugem
CARREIRA 2: mostarda
CARREIRA 3: framboesa
CARREIRA 4.: natural
CARREIRA 5: verde musgo
CARREIRA 6: 
pistache
CARREIRA 7: cinza azulado

QUADRADO 3:
ARO DE PONTOS CORRENTE + CARREIRA 1: mostarda
CARREIRA 2: framboesa
CARREIRA 3: 
pistache
CARREIRA 4: vermelho ferrugem
CARREIRA 5: verde musgo
CARREIRA 6: natural
CARREIRA 7: cinza azulado

QUADRADO 4:
ARO DE PONTOS CORRENTE+ CARREIRA 1: pistache
CARREIRA 2: natural
CARREIRA 3: mostarda
CARREIRA 4: verde musgo
CARREIRA 5: vermelho ferrugem
CARREIRA 6: framboesa
CARREIRA 7: cinza azulado

QUADRADO 5:
ARO DE PONTOS CORRENTE+ CARREIRA 1: framboesa
CARREIRA 2: vermelho ferrugem
CARREIRA 3: verde musgo
CARREIRA 4: pistáchio
CARREIRA 5: natural
CARREIRA 6: mostarda
CARREIRA 7: cinza azulado

MUDANÇA DE COR:
Para uma bonita transição nas mudanças de cor, crochetar o último ponto baixíssimo da carreira com a nova cor da seguinte maneira: Enfiar a agulha de croché no último ponto corrente do princípio da carreira, com a nova cor, fazer 1 laçada e crochetar juntamente na argola na agulha de croché.
----------------------------------------------------------

BOLSA:
É composto por 10 quadrados de diferentes cores.
Fazer 2 quadrados de cada COR – ver acima. Crochetar seguindo A.1 e começar da seguinte maneira:
Crochetar 7 pontos corrente com a agulha de croché 4.5 mm em Paris e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. Continuar seguindo o diagrama A.1, mudando de cor a cada carreira – ver MUDANÇA DE COR. NOTA! A carreira 6 não começa no canto do quadrado, mas a meio de um dos lados.

MONTAGEM:
A montagem faz-se em cinza azuladoado com a agulha de croché 4.5 mm. Dispor 8 dos quadrados (cores 1 a 4) como indicado em A.2. Pelo direito, colocar os quadrados 1 e 2, avesso contra avesso, começando no aro do canto, crochetar 2 pontos baixos à volta dos 2 aros, 1 ponto baixo em cada ponto baixo, terminar com 2 pontos baixos à volta dos 2 aros do canto. Colocar o quadrado 3 com o avesso contra o quadrado 2 e crochetar 2 pontos baixos à volta dos 2 aros do canto, continuar com 1 ponto baixo em cada ponto baixo dos dois quadrados e terminar com 2 pontos baixos à volta dos 2 aros do canto. Continuar desta maneira até os 8 quadrados terem sido crochetés juntamente. Crochetar então o quadrado 4 no fim de A.2 com o quadrado 1 no princípio de A.2, para que a bolsa fique fechado nos dois lados, terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo dos quadrados 1 e 2. Cortar e entretecer o fio.

Crochetar , então, os 2 últimos quadrados para o fundo da bolsa como indicado em A.3. Começando no canto da parte de baixo à direita, colocar o quadrado 5 pelo avesso contra o quadrado 1, crochetar 2 pontos baixos à volta dos 2 aros, 1 ponto baixo em cada ponto baixo dos dois quadrados, terminar com 2 pontos baixos à volta dos 2 aros do canto. Colocar o lado seguinte do quadrado 5 pelo avesso contra o quadrado 3, crochetar 2 pontos baixos à volta dos 2 aros, 1 ponto baixo em cada ponto baixo dos dois quadrados, terminar com 2 pontos baixos à volta dos 2 aros do canto. Continuar até os 2 últimos quadrados terem sido crochetados ao fundo da bolsa e terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo. Cortar e entretecer o fio.

ORLA EM CROCHÉ:
Fazer a seguinte orla à volta da abertura da bolsa. Crochetar em natural com a agulha de croché 4.5 mm da seguinte maneira:
1 ponto baixo entre os 2 quadrados do meio da bolsa(os quadrados 2 e 4 em A.3), *saltar 2 pontos baixos do quadrado 4, 5 pontos altos no ponto baixo seguinte, saltar 2 pontos baixos, 1 ponto baixo no ponto baixo seguinte *, repetir de * a * mais 3 vezes, 1 ponto baixo + 3 pontos corrente + 1 ponto baixo à volta do aro, * 1 ponto baixo no ponto baixo seguinte, saltar 2 pontos baixos, 5 pontos altos no ponto baixo seguinte, saltar 2 pontos baixos *, repetir de * a * mais 3 vezes e terminar com 1 ponto baixo entre os 2 quadrados seguintes. Continuar desta maneira a toda a volta da abertura da bolsa, terminar com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto baixo.

CORDÃO:
Cortar 8 fios natural com 4 metros de comprimento. Torcê-los juntamente até começarem a oferecer resistência, dobrar o cordão ao meio e deixá-lo enrolar-se. Dar um nó em cada ponta. Fixar o cordão no aro da orla em croché, na parte de cima de um dos quadrados e a outra extremidade na parte de cima do outro quadrado no mesmo lado da bolsa. Deixar cerca de 8 cm de franja depois dos nós. Repetir no outro lado da bolsa.

 Este modelo foi corrigido. .

Diagramas


symbols= crochetar 7 pontos corrente e fechar em redondo com 1 ponto baixíssimo no 1.º ponto corrente. A carreira começa e termina no ponto preto do círculo.
symbols= começar a carreira por 3 pontos corrente e terminar com 1 ponto baixíssimo no 3.º ponto corrente do princípio da carreira
symbols= 1 ponto alto à volta do aro de pontos corrente/do aro
symbols= 1 ponto alto no ponto alto
symbols= 1 ponto alto entre 2 pontos altos
symbols= crochetar 4 pontos corrente
symbols= crochetar 2 pontos altos duplos no ponto alto seguinte, mas não fazer a última laçada, 1 ponto alto duplo no ponto alto seguinte, depois, na última laçada, crochetar as 5 argolas na agulha de croché
symbols= crochetar 1 ponto alto duplo no ponto alto seguinte, mas não fazer a última laçada, 2 pontos altos duplos no ponto alto seguinte, mas não fazer a última laçada, 1 ponto alto duplo no ponto alto seguinte e, na última laçada, crochetar as 5 argolas na agulha de croché
symbols= 1 ponto corrente
symbols= 1 ponto baixo no ponto
symbols= 1 ponto baixo à volta do aro
symbols= 1 ponto baixíssimo
symbols= começar esta carreira aqui, não no fim da carreira precedente.

diagram
diagram